Infraestrutura Ágil

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  

 

No universo onde precisamos sempre fazer mais com menos, não tenho a menor dúvida, o uso de metodologias ágeis é fundamental.

Você pode combinar conceitos e criar sua própria maneira de trabalhar, sempre pensando atender e agregar valor ao cliente e aos negócios. Usar Scrum, com sprints definidos, escalar e dar visibilidade com o SAF-e ou organizar times em SQUADs. Com certeza terá mais resultado que o método convencional de cascata.

Porém, como fica a disciplina de Infraestrutura nisso tudo?

Pois é, Infra, dependendo de sua arquitetura, muitas vezes não consegue se afastar muito do que já era feito anteriormente com o modelo de cascata.

O jeito é trabalhar com arquitetura em nuvem (interna ou externa) com orquestradores que consigam gerenciar e provisionar ambientes de maneira ágil, e com apoio de scripts de automação, assim muitos problemas de implantação e o tempo de setup de ambientes são reduzidos drasticamente.

E os projetos de Infra para as equipes ágeis, ainda devem ser cascata, usando cronogramas e status report de maneira convencional?

Isso tem que melhorar e rápido! Os times que atendem às equipes de projetos ágeis precisam inovar.

Usar cronogramas engessados e fazer aquele PPT com diversas informações não atende mais.

É necessário sair mais do modelo PMI + ITIL e entrar em algo mais soft e com respostas rápidas e acessíveis, assim como o seu cliente trabalha.

Enquanto procurava informações sobre esse tema, achei algo bem interessante, um documento que demonstra opções de uso de Kanban em Operações de TI, que deixo aqui como referência (Using Kanban in IT Operations).

Esse documento traz conceitos sobre o Kanban, DevOps e ITSM, e logo no início mostra para que foi concebido: Os times de TI precisam equilibrar demanda e capacidade. O Kanban ajuda na gestão das demanda, reduzindo conflitos entre times e buscando a satisfação do cliente.

Perfeito! É isso que buscamos!

Para quem tem uma operação reduzida, é possível gerenciar as demandas de Operação e de Projetos juntas, dando visibilidade de onde está alocando seu time em um único local.

 

 

Quem quer apenas controlar a esteira de entregas de projetos ágeis também consegue benefícios com o uso desta ferramenta. Usando o Kanban é possível ter visibilidade das entregas em andamento, com blocks (atividades e entregas que não podem seguir por algum motivo interno ou externo ao projeto) e entregas aguardando serem iniciadas.

O próprio Kanban já é um Status Report, mas se você utilizar softwares para esse controle, melhor ainda, pois poderá gerar diversos relatórios que o ajudarão a dar a devida visibilidade das atividades de maneira ágil. Desta maneira, o controle fica mais rápido e interativo.

É isso! Caso queira trocar informações sobre como usar esse modelo, deixe seu comentário que poderemos continuar essa conversa!

 

 

1,815 total views, 3 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *